Para começar o dia bem e disposto, é recomendado ter uma boa noite de sono, de pelo menos 7h de duração. Mas, sabemos que nem sempre isso é possível. Os dias parecem mais curtos e as horas passam rápido demais, mal conseguimos parar em uma cafeteria para apreciar um café. Nosso dia é uma agenda cheia de compromissos e afazeres, tanto domésticos quanto empresariais. Semana passada no dia 13 de março foi o Dia Mundial do Sono, por isso, nós do Charrua Hotel, vamos te dar algumas dicas de como dormir melhor, seja em casa ou enquanto está em uma viagem a trabalho ou lazer.

O que fazer para dormir melhor?
Além de manter uma alimentação saudável durante o dia e ingerir alimentos leves durante a noite, não é indicado ingerir nada que seja a base de cafeína após as 16h. Ela estimula diretamente o sistema nervoso, fazendo com que algumas funções do organismo fiquem aceleradas, dificultando o sono.
Selecionamos algumas dicas naturais que podem ajudar na hora que o sono não aparece, confira:

1) Chás
Alguns chás são ótimos para induzir seu organismo, fazendo com que você se sinta mais sonolento. A maioria dos chás é encontrado em casas naturais ou mercados.

  • Chá de Camomila
    O chá de Camomila atua sobre o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa fique mais calma e diminua a ansiedade. Ingredientes: 1 colher de sopa de camomila e 1 litro de água quente.
  • Chá de Erva-Cidreira
    A erva-cidreira possui propriedades calmantes, ajudando a melhorar a qualidade do sono. Ingredientes: 1 colher de sopa de erva-cidreira e 1 litro de água quente.
  • Chá de Melissa
    A Melissa é conhecida por ser uma das ervas mais eficazes para combater o nervosismo e transtornos de ansiedade. Ingredientes: 1 colher de sopa de melissa e 1 litro de água quente.
  • Chá de Valeriana
    A Valeriana tem efeito calmante que regula a ação das células do sistema nervoso, diminuindo os níveis de ansiedade. Ingredientes: 1 colher de sopa de valeriana e 1 litro de água quente.
  • Chá de Lavanda
    Muito popular por causa de seu aroma, a lavanda também tem propriedades que aliviam o estresse, promovendo a sensação de relaxamento. Ingredientes: 1 colher de sopa de lavanda e 1 litro de água quente.

2) Meditação
Você sabia que se controlarmos a nossa respiração, vamos relaxar a mente e reduzir a ansiedade? A meditação tem como base o controle da respiração. Técnicas de meditação antes de dormir são eficazes contra a insônia, ajudando as pessoas a terem noites mais tranquilas e revigorantes. A seguir, listamos alguns videos, áudios e app de meditações guiadas para te ajudar a ter um sono de qualidade.

Vídeos
Meditação Guiada para Dormir
Meditação Guiada: Som de Chuva no Final
Prática de Mindfulness para Iniciantes

App’s
– Lojong
Baixe para iOS e Android.
– Medite.se
Baixe para iOS e Android.
– Insight Timer
Baixe para iOS e Android.

Áudios
Playlist Meditação Guiada no Spotify
Meditação Profunda – Meditação Guiada
Sri Prem Baba – Meditação Guiada

3) Yoga
O Yoga proporciona o alongamento do corpo, fazendo com que os órgãos relaxem e criem mais espaço interno. É indicado fazer pela manhã e antes de dormir. A prática da yoga é recomendada para todas as idades, tendo suas restrições em questão de posições e equilíbrio. Hoje, vamos te indicar alguns vídeos com práticas para serem feitas antes de dormir, podendo assim relaxar e ter uma bela noite de sono.

Yoga Para Antes de Dormir | Yin – Pri Leite
Yoga Para Dormir Bem | Vinícius
Yoga Para Dormir Bem: Relaxar e Dormir Profundamente | Fernanda Yoga

4) Sons ambientes
Se você gosta de dormir com um leve barulho, vai gostar das nossas dicas de sons para dormir e relaxar. Há quem prefira dormir no silêncio, mas estudos científicos¹ comprovam que os sons espontâneos da natureza relaxam e fazem nosso cérebro ativar neurotransmissores como histamina, dopamina, serotonina e acetilcolina. Segue a lista com alguns sons relaxantes para uma ótima noite de sono.

Som da Floresta e Pássaros
Som da Floresta a Noite
Música Relaxante e Sons da Natureza

5) Alimentação
Como falamos no início do artigo, a alimentação é muito importante para termos uma boa noite de sono. A correria do dia-a-dia faz com que você chegue em casa querendo apenas fazer um lanche prático, e ao mesmo tempo saboroso, para finalmente descansar e ir para cama. Comer bem durante o dia é essencial. Segue a lista de alimentos saudáveis e de fácil digestão para uma alimentação noturna.

  • Ovos
  • Frutas
  • Saladas
  • Legumes
  • Verduras
  • Sopas
  • Carnes brancas

6) Aromaterapia
A aromaterapia existe a mais de 5.000 anos e utiliza a força dos aromas naturais para tratar pessoas que precisam melhorar a saúde, em todos os aspectos. É um tratamento curativo que utiliza o olfato. A etimologia da palavra remete à cura pelo cheiro. Você encontra óleos essenciais em farmácias de manipulação ou por sites de empresas que fabricam óleos. Segue a lista dos óleos essenciais que ajudam a combater a insônia.

  • Lavanda
  • Manjericão
  • Cânfora
  • Camomila
  • Manjerona
  • Neroli
  • Rosa
  • Sândalo
  • Ilangue-Ilangue

Os óleos podem ser usados em difusores de ambiente, difusores pessoais e, dependendo do óleo, em gotas na água.

7) Temperatura do ambiente
Você sabia que a temperatura do ambiente interfere no seu sono? O tempo mais frio ajuda o sono a chegar mais fácil. Isso acontece porque quando começamos a dormir temos uma queda na nossa temperatura corporal. O bom é manter uma temperatura amena, com climatizadores, ar condicionado ou ventilador, mas com equilíbrio. Quando está muito calor ou acabamos de fazer exercícios – o corpo ainda está quente – podemos nos sentir mais ativos e despertos, diminuindo as chances de sentir sono.

8) Como dormir no ônibus ou no avião e não ficar dolorido?
Quando for viajar use roupas e sapatos confortáveis, se for necessário, leve acessórios de viagem como, por exemplo, travesseiro de pescoço para apoiar a cabeça, máscara para dormir e tampão de ouvido. Algumas companhias aéreas disponibilizam esses acessórios gratuitamente, mas não são todas. Se você for viajar de ônibus, evite acentos que fiquem em cima dos pneus, assim você consegue dormir sem muito balanço.

9) Melhores posições para dormir
A posição que você dorme pode afetar seu corpo no dia seguinte. A melhor posição para dormir é de lado, assim a coluna fica apoiada e em uma linha contínua, o que combate a dor nas costas e evita lesões na coluna. Mas é indicado que, para que essa posição seja benéfica, deve-se usar 2 travesseiros, um no pescoço e outro entre as pernas. A seguir te indicamos vídeos com as melhores posições para dormir e acordar descansado e relaxado.

Melhor Posição Sono Perfeito
5 Posições Para Dormir Melhor

Mas nunca se esqueça, saiba quando procurar um médico e diagnosticar alguma irregularidade na sua saúde.

¹ Fonte: https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/a-ciencia-comprova-sons-da-natureza-ajudam-a-relaxar/

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